O CDHS tem como objetivo específico a oferecer espaços de formação, qualificação e informação visando a efetivação de direitos e disseminação de valores humanos como solidariedade, respeito, diversidade, justiça, partilha, entre outros, a partir de temas relacionados ao cotidiano da população de Sapopemba. 

 

O processo formativo e educacional popular oferecido é destinado à educadores, assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde, lideranças comunitárias, jovens e outros profissionais para que sejam agentes multiplicadores do exercício pleno da cidadania e da justiça social junto à população. Desta forma, o CDHS se propõe a popularizar a legislação utilizando-se de cartilhas de formação da serie “Construindo a Cidadania”, cujo conteúdo é apresentado com linguagem popular. Dentre as cartilhas temos: Diretos Fundamentais – Art. 5º da CF/88 (2004); Direitos da Mulher (2005); Abordagem Policial (2006) e Benefícios Previdenciários (2008).

Formação

Em sintonia com a Redes de Escolas da Cidadania de São Paulo e do Brasil, a Escola da Cidadania de Sapopemba busca proporcionar um momento de reflexão-ação motivando os participantes a ver, julgar e agir diante de temas relevantes para a construção de uma sociedade justa, livre, fraterna e solidária.

Realizado na favela do Parque Santa Madalena, a partir da valorização do conhecimento da mulher, visa reafirmar o papel dos sujeitos de direitos e protagonistas sociais no melhoramento da qualidade de sua própria vida e da vida de sua comunidade