O projeto é realizado com grupos formado por 15 mulheres (podendo ter a participação de homens) da comunidade do Parque Santa Madalena, região de Sapopemba, a partir de encontros semanais aos sábados na própria comunidade para a discussão e debate sobre

1. A mulher: identidade de gênero e relações de poder.

2. A mulher e os direitos humanos no direito nacional e internacional.

3. A mulher e as violações dos direitos humanos na comunidade / análise de conjuntura.

4. A mulher na relação com o Estado e suas instituições: cidadania ativa e controle social.

A partir da valorização do conhecimento da mulher e de sua comunidade, a metodologia, na linha Paulo Freire, tem como princípios básicos a participação, o protagonismo, a autonomia e o empoderamento da pessoa como sujeito de direitos e agente de transformação sócio-político-econômico e cultural. A curso tem carga horário total de 50 horas, contando com a avaliação e confraternização finais.

 

II – Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo o empoderamento das mulheres como sujeitos de direitos e protagonistas sociais no melhoramento da qualidade de sua própria vida e da vida de sua comunidade.


III – Objetivos específicos

  • Oferecer às mulheres espaço e instrumentos para a recuperação e o fortalecimento de sua identidade de gênero e autoestima como sujeitos sociais.

  • Capacitar as mulheres para que elas sejam capazes de identificar as violações de direitos humanos em sua comunidade, as causas, as vulnerabilidades e as potencialidades locais para o processo de superação dos problemas e da conquista de direitos.

  • Trabalhar com as mulheres para que sejam capazes de construir, ampliar e fortalecer a rede social local, regional e nacional com vistas a aprimorar suas ações.

  • Desencadear e fortalecer, a partir do conhecimento dos direitos, ações concretas lideradas pelo grupo de mulheres que participarão do projeto, visando um processo de mudança social.

 

Empoderamento Mulheres