Sonho cultivado com carinho e esperança por muito tempo pela equipe do CDHS, a Escola de Cidadania do Sapopemba está preste a ver a luz. Com isso se quer criar um processo formativo estruturado e permanente envolvendo lideranças comunitárias, educadores, jovens e mulheres dos bairros da região. Seguindo os moldes de outras experiências já atuantes na cidade e no estado, ligadas à Rede de Escolas da Cidadania (REC), esta proposta visa a construção da cidadania consciente e ativa, a participação social e a prática política a partir da comunidade, tudo na perspectiva dos direitos humanos.

Entre as linhas temáticas previstas para os encontros de formação temos: a leitura histórica da realidade brasileira; a construção dos direitos civis, políticos, sociais e econômicos; o funcionamento do estado e das políticas públicas; a desigualdade no Brasil à luz da política econômica e das forças do mercado; as ferramentas de luta e mudança social; a mística que alimenta a luta e a utopia.

 

As modalidades, os públicos, os assessores e a logística serão pensados em um processo contínuo de tentativas e avaliação, ouvindo o feedback dos participantes. Por enquanto, queremos dar o pontapé inicial à Escola com um primeiro módulo ainda este ano de 2015. Nos meses de outubro e novembro próximos, e culminando na Semana dos Direitos Humanos no começo de dezembro, teremos uma série de seminários aos sábados no período da manhã. Os temas serão os seguintes: Fundamentos dos direitos humanos e os direitos humanos no Brasil; Análise de Conjuntura: O momento que o Brasil vive; Cidadania e Participação Social; O Estado na defesa e promoção dos direitos humanos.

 

Já confirmou sua presença na aula inaugural o professor, jurista e escritor Fábio Konder Comparato, amigo e admirador do CDHS. Em breve a programação completa e a abertura das inscrições. Fiquem ligados!

 

Para saber mais, ligue para o CDHS pelo telefone (11) 2703-6654.

Está nascendo a Escola da Cidadania de Sapopemba